No dia a dia corrido das empresas, cada área se preocupa em realizar suas atividades da melhor maneira possível, sabendo que cada função faz parte de um conjunto, correto?
E se além disso, cada um conseguisse ver e entender, onde e como cada atividade impacta, qual o resultado que esse conjunto gera, e se esse resultado está no caminho correto ou não?
Pois bem, essa forma de planejamento é possível através do S&OP, uma ferramenta que consolida todas informações operacionais, e envolve pessoas de diversas áreas para trabalhar em conjunto na tomada de decisão.
O sucesso da implementação de um S&OP depende de uma análise criteriosa feita por todas as áreas envolvidas, além do engajamento de todos nos objetivos comuns de geração de valor, aperfeiçoamento das operações, e administração do negócio através de uma ferramenta que consolida informações cruciais para a tomada de decisão.
Dentro do S&OP são inúmeras as informações, e análises necessárias para que seja possível obter resultados além de satisfatórios, iniciando na atualização periódica das previsões de venda e/ou análise de mercado, sempre construindo esses dados de forma personalizada, pois cada empresa possui o seu mercado de atuação, tipos de clientes, sazonalidades, planejamento do crescimento de vendas, entre outras variáveis.
Não é tarefa fácil para a equipe comercial entregar uma previsão de vendas com alto nível de acuracidade, porém esse ponto é essencial para o bom andamento do restante das operações. A empresa pode ter uma excelente administração de estoques, operações, programação de produção e gestão de pessoas, mas se os números de vendas não forem factíveis, e sofrerem grandes mudanças seguidamente, tudo acaba ficando mais complicado. Todas projeções de estoque, produção e pessoas, são baseadas nas vendas, por isso para a implementação do S&OP, o primeiro passo é trabalhar nas informações de mercado e demanda.
O planejamento de operações é composto por diversas informações, e por isso é importante saber o que foi realizado, o que se tem para iniciar o novo ciclo, e quais são as metas que devem ser respeitadas e alcançadas em um determinado período. Separando os dados em grandes grupos facilita a obtenção e consolidação de todas as informações, visualizando o impacto e a relação que os dados tem entre si no dia a dia da empresa.
A utilização de um MPS (Master Production Schedule) para a consolidação dos dados de estoque, previsão de vendas, e produção, desempenha papel fundamental para a continuidade do S&OP, pois essa ferramenta funciona como base para demais cálculos, como metas de horas de produção e necessidade de mão de obra, realizando dessa forma a distribuição adequada para cada posto de trabalho, linha de produção ou fábrica.
Cada empresa pode adaptar a forma como prefere visualizar os resultados obtidos pelo S&OP, mas basicamente as análises chegarão em números de tempo, horas, pessoas e valores de produção e estoque. E para isso o ideal é que os custos operacionais estejam sempre alinhados e atualizados, para que seja possível valorizar estoques e projeções, e definir se é necessário algum ajuste para que se atinjam as metas predefinidas.
Nesse breve resumo sobre a atuação do S&OP, é possível perceber a capacidade que essa ferramenta tem de organizar as informações operacionais de uma empresa, possibilitando uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, fortalecendo as equipes internas, e capacitando cada vez mais seus profissionais sobre a operação da companhia como um todo, assim minimizando erros que podem comprometer o seu futuro.
Aplicando o S&OP da forma correta, com engajamento, determinação e foco nos resultados, é possível alcançar um novo patamar na gestão e controle dos negócios, onde todos possuem as informações globais necessárias para executar suas funções pensando no coletivo.
A Cagliari Consultoria pode te ajudar na aplicação desta ferramenta estratégica, participe de nossos treinamentos.
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