Sua empresa faz uma boa gestão de demanda? Quanto vai vender? Quanto precisa de estoque? Quanto precisa de caixa? E mão de obra?
Ao realizar a gestão de demandas, as empresas conseguem construir diferenciais competitivos e ocupar um lugar de destaque no mercado em que atua.
Sabemos que diminuir o custo com produção e transporte para melhorar o nível de entrega de vendas é uma busca muito importante. Por isso, ao fazer uma boa gestão das suas demandas, é possível se planejar com antecedência e antecipar vários problemas relacionados à logística, caixa, estoque e todo os processos envolvidos, o que torna a empresa muito mais assertiva e lucrativa.
Por exemplo: se a produção for maior do que a demanda, haverá um acúmulo de mercadorias, gerando custos extras de armazenagem. Por outro lado, se faltar matéria prima, poderá perder vendas devido à falta de produtos à pronta entrega.
Perceba que a raiz desses problemas está na falta de sintonia entre os setores. Logo, a gestão de demanda é o que pode virar este jogo, alinhando suas expectativas e capacidades, de modo a tomar decisões e estabelecer metas condizentes com a realidade da empresa.
A Gestão de demanda auxilia sobretudo em relação às questões financeiras, viabiliza a elaboração de planos e ações precisos para cada setor, de acordo com os objetivos, necessidades e orçamento da empresa, promove um controle de estoque mais efetivo, o que ajuda a evitar compras desnecessárias, além de permitir a sincronização das finanças e do planejamento de vendas.
Como você pode ver, uma boa gestão de demandas é fundamental para ter sucesso nos negócios. Uma empresa preparada para atender as demandas dos clientes com eficiência e qualidade tem uma vantagem competitiva enorme no mercado.
Você realiza a gestão de demanda na sua empresa? Se a resposta for não, tenha certeza de que está na hora de implementar.