As mulheres em compras são cada vez mais presentes na liderança, na execução e na estratégia. E a cada ano mais mulheres aparecem na área de compras para agregar na construção de resultados diferenciados.
Mulheres, a área de compras precisa de vocês assim como as empresas precisam de resultados!
Existem competências únicas das mulheres, que em um ambiente de compras é algo diferencial para as negociações, a liderança e os resultados das empresas. Destacamos 4 características predominantes e que são diferenciais em um profissional em compras, características estas que as mulheres em compras têm seguramente.
Coloque as pessoas certas, com as competências certas, nas funções certas e como consequência terá resultado diferenciado.
Não é justo generalizar, pois existem muitos homens com as mesmas características predominantes em mulheres, mas reconhecer que as mulheres têm competências diferenciadas é coerente e, saber alocar suas competências em ambientes profissionais, principalmente em compras é a chance de resultados diferenciados.
Separamos 4 competências das mulheres em compras, que suportam as empresas na busca constante por resultados mais expressivos, são elas:
- Intuição
- Multi Task
- Empatia
- Resiliência
Intuição: As mulheres em compras percebem oportunidades ou risco
Saber que algo está errado ou certo, sem explicar racionalmente o por que é um dom.
Em um ambiente corporativo é necessário certa racionalidade para tomadas de decisões, porém a intuição auxilia no direcionamento das ações e nos sinais de alerta antecipados, e esta competência as mulheres tem de sobra.
Em uma negociação a intuição é muito útil, porque é possível perceber reações dos interlocutores que auxiliarão na postura mais amena ou mais agressiva.
A intuição auxilia :
- Na improvisação de uma reunião, quando sai fora do planejado;
- Na necessidade em desenhar uma nova estratégia, quando a atual é corrompida;
- Em fomentar mais pressão quando necessário para fechar resultado, quando o interlocutor esta “em cima do muro”.
Todos temos intuição, mas as mulheres sabem segui-las como ninguém, auxiliando na potencialização de resultados, com certeza.
Em compras os profissionais são demandados por compliance, cumprimentos de deveres e obrigação. Neste contexto, a intuição auxilia em um sinal de alerta quando as coisas não vão bem, se existem esta percepção é importante investigar e, no final de fato encontrar inconsistências no processo que poderão ser melhorados.
Usar intuição não deixa de lado a razão, mas utilizá-la como primeiro passo e depois racionalizar.
Uma pessoa intuitiva trabalhando com uma pessoa pragmática é garantia de resultados extraordinários na certa.
Multi task| as mulheres em compras fazem diversas atividades ao mesmo tempo
Nesta questão os homens precisam me desculpar. Coloque um homem para escrever e-mail e falar ao telefone ao mesmo tempo: eles não conseguem, salvo raras exceções.
Agora, coloque uma mulher para ler o contrato do fornecedor, escrever e-mail de proposta para outro fornecedor e falar sobre uma oportunidade ao telefone com outro: ela consegue com facilidade.
As mulheres são eximias em multi-taks (multi tarefas), consegue tratar diversas coisas ao mesmo tempo e isso é uma competência diferenciada em um ambientes de compras, pois possibilita produtividade e gestão eficiente.
A característica multi-task possibilita produtividade e gestão eficiente.
Multi task possibilita:
- Gerir diversos assuntos
- Gerir diversos fornecedores
- Gerir diversas pessoas
- Gerir diversos clientes internos
Ser multi-task é avançar com diversos assuntos ao mesmo tempo. Esta habilidade é diferenciada em qualquer área.
Empatia | as mulheres em compras sabem colocar-se no lugar do outro
Empatia é a característica de grandes lideres e grandes negociadores. Saber se colocar no lugar do outro possibilita mais:
- Engajamento
- Maior confiança
- Maior cooperação
Quando trata-se de empatia as mulheres são experts, pois conseguem facilmente se colocar no lugar do outro e, ter mais sensibilidade em tratar situações, principalmente situações de conflito.
Em um ambiente de compras, a empatia possibilita colocar-se no lugar dos stakeholders, facilitando construção de ações com engajamento. Com empatia, uma mulher, que é gestora consegue desafiar seus funcionários com assertividade, trabalhado situacionalmente com base nas limitações e competências de cada um, potencializando assim os resultados.
Com empatia é possível principalmente:
- Ajustar estratégias para atender ao todo
- Antecipar desconfortos ou movimentos de fornecedores e stakeholders
Empatia é característica de grandes lideres e grandes negociadores e, as mulheres são experts em empatia.
Resiliência | as mulheres em compras não desistem
Resiliência é a característica das pessoas que mudam o mundo, pessoas que se adaptam as novidades e estão abertas a novos desafios.
Na vida, pessoas resilientes se destacam por:
- Cair e se levantar com mair força
- Tentar, tentar e continuar tentando até conseguir
- Buscar caminhos alternativos para alcançar o objetivo final
- Adaptar-se a mudança de ambientes e pressão do mercado (das pessoas)
Em um ambiente de compras, o dia a dia é lidar com muita pressão, é investir tempo em fornecedores e projetos que enfrentarão muitas dificuldades, muitos roadblocks, muitos altos e baixo até ter um resultado palpável. Ser resiliente neste momento é continuar tentando até que o resultado chegue e nunca desistir, buscando responsáveis ou justificativas de um projeto mal sucedido.
A mulheres são resilientes por natureza, não desistem fácil de projeções e desafios impostos, elas impulsionam outras pessoas a continuar tentando com elas, sempre e sempre.
Na área de compras, saber continuar em frente acima das adversidade é essencial, e os resilientes tem destaque nisso tudo.
Fonte: https://godroid.io/lideranca/mulheres-em-compras-resultados/